Em 24 de setembro de 1916, foi fundado o Sport Club Juiz de Fora… O Gigante da Avenida nasceu da Sociedade Recreativa Comercial Clube.

Sem uma Sede Oficial, os responsáveis pelo clube procuraram o Sr. José Procópio Teixeira, então presidente da Câmara Municipal e proprietário de um terreno próximo ao Largo do Riachuelo, para propor o aluguel. Assim, com a Sede já alugada, foi convocada uma assembleia para determinar que a Sociedade Recreativa Comercial Clube se chamaria Sport Club Juiz de Fora, uma sociedade independente.

De uma relevante história na cidade, o Sport Club já disputou o Campeonato Mineiro, recebendo no Estádio Dr. José Procópio Teixeira (com capacidade para 11.000 torcedores) os times da capital mineira: Atlético, Cruzeiro e América, e os tradicionais rivais da cidade: Tupi e Tupynambás, para jogos memoráveis!

Estádio Municipal

A inauguração do Estádio Municipal (atualmente Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em homenagem ao cronista esportivo) aconteceu em 30 de novembro de 1988, com dois jogos: na preliminar, o clássico Tupi e Sport, onde o Verdão venceu por 2 a 0, gols de Ronaldo (primeiro gol oficial no estádio) e Mamão; e, posteriormente, um clássico internacional entre Flamengo-RJ e Argentino Juniors-ARG, onde Zico foi o mestre de cerimônia, com vitória rubro-negra por 2 a 1, dois gols de Bebeto.