Sport

O Sport nasceu de um outro antigo clube de Juiz de Fora, a Sociedade Recreativa Comercial Clube, que tinha sede na esquina das ruas Batista de Oliveira e Halfeld. Em uma das assembléias do Comercial, por sugestão do Dr. Joaquim Pereira do Nascimento, foi criada a parte esportiva do clube, chamada de Sociedade Esportiva do Comercial Clube. Para organizar este departamento foram designados o próprio Joaquim Pereira do Nascimento e o médico Antônio Mourão Guimarães. Criada a parte esportiva do Comercial Clube, esta precisava de um local para ser instalada. Assim, os responsáveis procuraram o Sr. José Procópio Teixeira, então presidente da Câmara Municipal, proprietário do terreno próximo ao Largo do Riachuelo, propondo alugá-lo.
O Comercial Clube foi, portanto, informado que a Sociedade Esportiva já estava organizada e com sede alugada, embora ainda não tivesse sócios. Foi convocada, desta forma,  uma assembléia e convidados todos aqueles que tinham interesse nos esportes. Nesta assembléia foram aprovadas duas propostas vitais para a criação do Sport:

A Sociedade Esportiva do Comercial Clube passaria a se chamar SPORT CLUB JUIZ DE FORA.

O SPORT CLUB JUIZ DE FORA seria uma sociedade independente do Comercial Clube, embora ainda dispondo da sede do Comercial.

Foi então eleita a primeira diretoria do Sport, que tinha os seguinte membros:
PRESIDENTE: Antônio Mourão Guimarães
VICE – PRESIDENTE: Martinho da Rocha Júnior
SECRETÁRIO: Joaquim Pereira do Nascimento
TESOUREIRO: Arthur Vieira
DIRETOR ESPORTIVO: Abril de Araújo Alves
CONSELHO FISCAL: José Procópio Teixeira, Nisio Batista de Oliveira e Hugo Andrade Santos
SUPLENTES: Billerophante Regnault, Romeu Gumerães e José Rangel

Convencionou-se, então, como data oficial de fundação do clube o dia 24 de setembro de 1916; mas há quem não concorde com essa data. Em entrevista ao jornalista Márcio Guerra, para o Jornal do Sport, em 1987, Arlindo Leite, um dos fundadores do Verdão afirmou que o dia correto de fundação é o 17 de setembro, uma semana antes da data oficial. Essa provavelmente é uma dúvida que vai ficar na história. Enquanto isso, os periquitos têm duas datas para comemorar o aniversário do SPORT CLUB JUIZ DE FORA.

Sport Club Juiz de Fora | Avenida Barão do Rio Branco, 1303 – Centro | Juiz de Fora/MG | (32)3215-4613